TechMestre - Tecnologia sob medida
TechMestre >>
Notícias
>>
Adolescente cria dispositivo capaz de realizar exame eletrocardiograma através de telefone celular
Imagem para Adolescente cria dispositivo capaz de realizar exame eletrocardiograma através de telefone celular

Adolescente cria dispositivo capaz de realizar exame eletrocardiograma através de telefone celular


03/11/2012 11h35

Catherine Wong é uma estudante de 17 anos que se interessa muito em criar ferramentas médicas de baixo custo. No ano passado a adolescente criou um estetoscópio que transmitia dados pelo telefone celular. Sua mais nova criação é um dispositivo portátil e de baixo custo que tem a capacidade de realizar exame de eletrocardiograma (ECG). Ele lê e amplifica os sinais cardíacos e os transmite via Bluetooth para um telefone celular. Dessa maneira é possível visualizar o sinal dos batimentos e enviá-los via 3G para que os médicos possam avaliar o paciente à distância.

Para esta criação a jovem contou com a ajuda do seu professor de Física, e eles construíram dois componentes separados: um transmissor Bluetooth com um microprocessador programado para ler o ECG e enviá-lo para o celular, e outro com circuitos de amplificação.

O maior objetivo dessa criação para a adolescente é a possibilidade de levar o exame à pacientes do terceiro mundo que não têm a oportunidade de realizar este exame em centros médicos pelo seu alto custo. E como quase todas as pessoas possuem celulares, é possível fazer deste aparelho uma alternativa de baixo custo aos tradicionais eletrocardiógrafos. 


Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba as últimas novidades:

Twitter
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba novidades:

MAIS LIDAS