TechMestre - Tecnologia sob medida
TechMestre >>
Câmeras
>>
Câmera com potencial de captura de 50 gigapixels é desenvolvida por engenheiros americanos.
Imagem para Câmera com potencial de captura de 50 gigapixels é desenvolvida por engenheiros americanos.

Câmera com potencial de captura de 50 gigapixels é desenvolvida por engenheiros americanos.


21/06/2012 14h37 - Atualizado em 21/06/2012 14h39

Um projeto realizado por engenheiros das universidades de Arizona e Duke (EUA), desenvolveu um aparelho capaz de capturar imagens com resolução impensável se comparado às câmeras existentes no mercado atual. Com até 50 gigapixels de resolução máxima, a nova “câmera” mostra uma eficiência fora do comum, apesar de não ser muito portátil.

Utilizando 98 pequenas câmeras, os engenheiros montaram um único equipamento, o qual possui 20 polegadas de profundidade. Contudo, segundo os mesmos é possível reduzir o tamanho da máquina devido à miniaturização dos componentes necessários ao projeto.

O principal componente capaz de realizar tal feito é o software, o qual permite a sincronização das imagens em um único elemento, já que ele garante que cada pequena câmera seja responsável pela captura específica de um trecho definido da imagem a ser fotografada.

Apesar da evolução, a nova câmera deve demorar a aparecer no mercado. A fim de tornar o projeto mais compacto, os engenheiros deverão trabalhar agora na produção de componentes menores, algo a ser estudado devido à necessidade de dissipação do calor.




Fonte: Phys. Org
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba as últimas novidades:

Twitter
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba novidades:

MAIS LIDAS