TechMestre - Tecnologia sob medida
TechMestre >>
Curiosidades
>>
Como é produzida a fumaça que anuncia o novo Papa?
Imagem para Como é produzida a fumaça que anuncia o novo Papa?

Como é produzida a fumaça que anuncia o novo Papa?


14/03/2013 10h42

Componentes químicos foram usados para deixar a fumaça mais esbranquiçada.


Você já se perguntou de que é feita a fumaça que sai da capela Sistina, no Vaticano? Bom, uma fumaça cinza é bem simples de se produzir, mas para deixar a fumaça na cor mais branca, um composto de clorato de potássio altamente inflamável é usado.

A fumaça é produzida quando as cédulas de votação dos cardeais que elegem o novo Papa são queimadas. Essa tradição Católica acontece na reunião dos cardeais para informarem ao público sobre a escolha ou não do novo Papa.

Levando-se em conta a química, a cor é determinada de acordo com a quantidade de oxigênio usada em sua composição. Assim, quanto mais oxigênio na queima, mais branca a fumaça fica, já que numa combustão completa (com bastante oxigênio), não sobram partículas mais escuras.

Depois de uma votação sem definição, palha úmida é adicionada às células para produzir a fumaça preta. A água na palha deixa a combustão incompleta, aumentando a quantidade de partículas pretas.


Já uma palha mais seca ajuda a fumaça a ganhar cor esbranquiçada. Mas neste conclave o Vaticano adicionou o clorato de potássio junto às cédulas e à palha seca.

Fonte: Info
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba as últimas novidades:

Twitter
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba novidades:

MAIS LIDAS