TechMestre - Tecnologia sob medida
TechMestre >>
Curiosidades
>>
Conheça as características de alguns alimentos que faz você se tornar dependente deles
Imagem para Conheça as características de alguns alimentos que faz você se tornar dependente deles

Conheça as características de alguns alimentos que faz você se tornar dependente deles


07/03/2015 05h00

Estudo aponta que os comportamentos e atitudes relacionados a determinados alimentos podem significar padrões de dependência.


Você certamente tem preferência por algum tipo de alimento, não é mesmo? Pois saiba que muitas pessoas, às vezes, se sentem até mesmo dependentes de determinadas comidas.

Pesquisas apontam que alimentos altamente processados, e com elevado teor de gordura e açúcar, são completamente problemáticos para as pessoas.

Em um estudo, a Dra Nicole Avena, da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, aponta que os comportamentos e atitudes relacionados a determinados tipos de alimentos podem significar padrões de dependência. 

Estudo aponta que os comportamentos e atitudes relacionados a determinados alimentos podem significar padrões de dependência

Com a colaboração de 504 participantes, Avena solicitou que estes identificassem os alimentos que mais lhes causavam problemas, utilizando a Escala Yale de Dependência de Alimentos, sendo necessário que contassem o número de vezes que concordassem com a frase “como até me sentir fisicamente mal” ou então “passo muito tempo me sentindo cansado por comer demais”.

Posteriormente, Avena definiu a média das pontuações, criando um ranking dos alimentos que variava do mais problemático ao menos problemático, em se tratando de dependência alimentar.

De acordo com a pesquisa, os alimentos que provocam maior aflição mental e desconforto físico são altamente processados e ricos em gorduras e açúcares.

A cientista acredita, baseando-se em muitos estudos, que tais alimentos podem sim estar relacionados a comportamentos e modificações cerebrais relacionadas à dependência, mas que ainda há muito o que se estudar para tal comprovação, visto que a maioria das pesquisas foram feitas com animais.

A dependência alimentar ainda não é reconhecida cientificamente, mas o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica é o que mais se aproxima dela no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).

Apesar de ainda não ser um transtorno reconhecido, Avena espera que um dia sua pesquisa possa contribuir com o tratamento da obesidade.
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba as últimas novidades:

Twitter
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba novidades:

MAIS LIDAS