TechMestre - Tecnologia sob medida
TechMestre >>
Acessórios
>>
Dispositivo que substitui o mouse funciona através de movimentos realizados apenas com as mãos
Imagem para Dispositivo que substitui o mouse funciona através de movimentos realizados apenas com as mãos

Dispositivo que substitui o mouse funciona através de movimentos realizados apenas com as mãos


19/09/2012 09h59 - Atualizado em 19/09/2012 10h00

Há 50 anos, Douglas Engelbart, um engenheiro do Instituto de Pesquisa de Stanford, inventou o primeiro mouse de computador e até hoje seu esquema não foi alterado. Mesmo as telas touch e os touchpads trabalham seguindo o princípio de Engelbart.

Segundo um noticiário da PopSci, a empresa Leap Motion, de São Francisco, Califórnia, está trabalhando em um projeto em que proporciona melhor interação entre humanos e computadores  dispensando o uso de qualquer objeto.

O The Leap é um dispositivo de três polegadas que reconhece os movimentos do corpo e permite que os usuários controlem os computadores e manipulem objetos de diferentes maneiras na tela, usando apenas os movimentos dos dedos ou das mãos no ar.




Quando ele se conecta a um computador utiliza a combinação de LEDs infravermelhos e sensores de 1.3 megapixels para monitorar o movimento em um campo de 8 centímetros cúbicos de profundidade. O software do Leap roda algoritmos próprios para converter o que o dispositivo vê em um mapa tridimensional das mãos do usuário.




Como o sistema precisa capturar com precisão os movimentos dos dedos, ele tem a capacidade de detectar movimentos com uma sensibilidade 200 vezes maior que a do Microsoft Kinect.  O dispositivo pode ser usado com laptops e tablets. Tudo indica que a Leap Motion lançará o dispositivo no mercado no início de 2013 com o valor de US$ 70 (R$ 140 aproximadamente de acordo com câmbio atual).

Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba as últimas novidades:

Twitter
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba novidades:

MAIS LIDAS