TechMestre - Tecnologia sob medida
TechMestre >>
Facebook
>>
Facebook tira do ar páginas brasileiras que faziam brincadeira irônica sobre o 11 de setembro
Imagem para Facebook tira do ar páginas brasileiras que faziam brincadeira irônica sobre o 11 de setembro

Facebook tira do ar páginas brasileiras que faziam brincadeira irônica sobre o 11 de setembro


11/09/2012 15h45 - Atualizado em 27/09/2012 23h14

O Facebook não aprovou uma imagem compartilhada através de algumas páginas na rede social e tomou medidas fortes contra as mesmas. A imagem em questão traz uma ilustração colorida sobre os incidentes ocorridos na mesma data no ano de 2001, os quais causaram um grande caos em todo o mundo devido aos ataques terroristas impulsionados pelo islamita Osama Bin Laden.

A rede social retirou do ar diversas páginas que faziam circular tal imagem, o que acabou afetando inclusive páginas brasileiras. Após o acontecimento, internautas criaram outra imagem, referindo-se à exclusão destas páginas com tom irônico.

Não é a primeira vez que a empresa de Mark Zuckerberg toma medidas desse tipo. Em agosto deste ano, o Facebook retirou a página “Aboriginal Memes” ("Memes Aborígenes"), a qual era acusada de criar e divulgar memes xenófobos contra aborígenes australianos. A rede social alegou que o conteúdo da página se mostrava racista, executando tal medida.

Dentre as páginas do Brasil que foram retiradas do ar pelo Facebook citam-se abaixo:
  • Humor Maldito
  • 1comediante
  • Humor No Brasil 
  • Humor no Face
  • Humor com Amor
  • Humor no faceboka
  • Faceboka 
  • Humor Up 
  • Para Você Rir 
  • Comediante 
  • Humor Negro 
  • Humor Garantido 
  • Humor Engraçado
Vale lembrar que existem páginas com mesmo nome das excluídas pelas redes sociais, as quais permanecem no ar normalmente.

A imagem compartilhada pelas páginas que foram punidas segue abaixo:



Em seguida é possível visualizar a imagem criada em ironia à estas páginas nacionais.



Atualização:


O proprietário da página "Humor Garantido", Ricardo Hugentobler, entrou em contato com o TechMestre esclarecendo que sua página não havia publicado tal imagem. Segundo Hugentobler, o Facebook ainda não informou os motivos da punição à sua página na rede social.

Viviane Teves, proprietária da página "Humor Negro" também entrou em contato com o TechMestre. Segundo a mesma, o Facebook apenas enviou um email padrão sobre a exclusão da página. Ela afirmou ainda que não acredita que o compartilhamento da imagem seja o causador da medida.

O proprietário da página "Para Você Rir", Junior Oliveira, também enviou um email relatando que sua página não mencionou em nenhum momento qualquer assunto relacionado à data 11 de setembro. Ele ainda mencionou que não recebeu até o momento o motivo efetivo da exclusão de sua página.

Felipe Augusto dos Santos, proprietário da página "Humor com Amor" também comunicou não ter inserido nenhum conteúdo relacionado ao 11 de setembro com piadas do gênero em sua página.

Leandro Mota, relatou o seguinte"Quero afirmar que a página "Humor Engraçado", não está envolvida com a imagem de brincadeira irônica sobre o 11 de setembro e não obtive nenhuma resposta do motivo da exclusão  da página, sempre trabalhava com as regras "debaixo do braço" respeitando o gosto do fã, e tomando os devidos cuidados para não haver algum tipo de punição.
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba as últimas novidades:

Twitter
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba novidades:

MAIS LIDAS