TechMestre - Tecnologia sob medida
TechMestre >>
Facebook
>>
Facebook volta a agir e mais algumas grandes páginas brasileiras são excluídas
Imagem para Facebook volta a agir e mais algumas grandes páginas brasileiras são excluídas

Facebook volta a agir e mais algumas grandes páginas brasileiras são excluídas


17/09/2012 14h24 - Atualizado em 18/09/2012 19h14

No dia 11 de setembro o TechMestre postou uma notícia sobre a exclusão de algumas das maiores páginas brasileiras do Facebook. Naquela histórica data, o motivo que levou a rede social a excluir as páginas foi a postagem de imagens ironizando os atentandos ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001. Hoje o Facebook resolveu agir novamente e tirou do ar mais algumas das grandes fanpages brasileiras da rede. 

Ainda não se sabe o motivo exato pelo qual essas exclusões ocorreram, porém, acredita-se que o Facebook se utilizou de denúncias dos usuários das páginas a respeito de conteúdos ofensivos ou spam. Quando muitos usuários denunciam o conteúdo de uma determinada página, o Facebook percebe que há um erro e essa página começa a correr sérios riscos de exclusão, tudo para garantir o bem-estar dos usuários da rede social.  


Lista de páginas excluídas no dia 17/09/2012: 
  • Se eu quero, eu posso e consigo
  • Meme mesmo trollando
  • Meme e muito mais
  • Humorzãoo
  • Malditócio
  • Amor destino
  • Morrendo de rir humor
  • Frases curtas
  • Nossa que tenso
  • NossaQueFail
  • Para morrer de rir
  • Super meme oficial

Qualquer usuário do Facebook pode denunciar o conteúdo de uma página clicando na opção "Denunciar" e, em seguida, escolhendo entre quatro opções de denúncia. (veja na imagem abaixo)




Muitas páginas do Facebook estão atualmente negociando postagens e, portanto, muitas vezes incluindo conteúdos que não são relevantes aos seus usuários. Dessa forma, o número de denúncias por parte dos usuários cresce e torna cada vez mais páginas suscetíveis a exclusão.

Atualização


Marcelo Barros, proprietário da página "Frases curtas" na rede social, entrou em contato com o TechMestre referente a exclusão da mesma. Segundo Barros, o conteúdo da mesma não trazia referências religiosas, ofensivas ou apelativas. Ele ainda ressalta que o Facebook apenas enviou uma mensagem automática sobre o acontecimento, não informando de forma mais explícita os motivos de tal fato.

Isaias Junior e Jonathan, proprietários de duas páginas deletadas (Dando Risada No Face e a Meme Mesmo Trollando), entraram em contato com o TechMestre e relataram que, de forma desrespeitosa, suas páginas foram excluídas, sem maiores esclarecimentos e sem nenhuma justificativa plausível. "O mais incrível era que não apelávamos para humor negro, sarcasmos ou qualquer outro motivo possibilitante de banimento por parte do Facebook. Conhecíamos muito bem as regras de conduta do Face. Na minha opinião, eles (Facebook. Inc) estão censurando os brasileiros, pois as páginas além de serem praticamente tidas como "emprego informal" eram um método não "manipulável" de transmissão da informação", mencionou Isaias.

Ravi Garcia, proprietário da página Super Meme, também entrou em contato com o TechMestre e disse o seguinte: "na minha opinião estão querendo acabar com o Facebook para os brasileiros, pois entre as mais de 20 páginas excluídas, nenhuma foi informada sobre o verdadeiro motivo. Só nós sabemos o tanto que lutamos para chegar onde estávamos, e sem motivo nenhum acabaram com tudo. Lamentável".
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba as últimas novidades:

Twitter
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba novidades:

MAIS LIDAS