TechMestre - Tecnologia sob medida
TechMestre >>
Curiosidades
>>
Homem com doença genética incurável possui rins do tamanho de um bebê
Imagem para Homem com doença genética incurável possui rins do tamanho de um bebê

Homem com doença genética incurável possui rins do tamanho de um bebê


23/04/2015 09h57

Um homem indiano com uma doença genética rara precisou passar por uma cirurgia para remoção de rins do tamanho de um bebê.


Um homem indiano com uma doença genética rara precisou passar por uma cirurgia para remoção de rins do tamanho de um bebê recém-nascido.

O órgão interno gigante pesava 2,7 quilos, e tinha 20 vezes o tamanho do que deveria ter. Ele foi extraído de um paciente de 45 anos, o qual sofre de uma doença policística renal.

A condição provoca cistos cheios de líquidos que crescem nos rins, de modo que fazem com que o órgão se expanda de tamanho. Uma semana após a operação, um segundo rim pesando 2,5 quilos foi removido. 

Um homem indiano com uma doença genética rara precisou passar por uma cirurgia para remoção de rins do tamanho de um bebê

Ambos os rins quebram um recorde anterior, o qual era de 2,1 quilos, também removido na Índia, em 2011. O anterior havia sido retirado em Dhule, já o atual na capital Nova Délli.

Rins saudáveis normalmente pesam entre 125 gramas e 170 gramas nos homens.

O atual paciente foi diagnosticado no último ano. Ele chegou ao hospital sofrendo febre alta, sangue na urina e dores abdominais agravadas antes de ser internado.

Uma equipe de cirurgiões levou três horas para remover o órgão gigante antes de submeter o paciente à diálise. Ele deve receber um transplante de rim em breve.

A doença incurável afeta uma pessoa entre 700 e 1000 indivíduos em todo o mundo. Já foram registrados 12,5 milhões de casos do tipo em todo o mundo.

Ela é causada por mutações em um ou mais genes. Os cistos desenvolvem-se nos rins e, muitas vezes, no fígado e pâncreas. Com o tempo eles crescem e se multiplicam, substituindo o tecido saudável normal e fazendo com que os rins parem de trabalhar.

Os sintomas muitas vezes são notados apenas na fase adulta do indivíduo. Podem incluir dores nas costas, abdômen, infecções urinárias recorrentes, sangue na urina, pedras nos rins e insuficiência renal.

Dois terços dos adultos com a doença desenvolvem pressão arterial elevada. Um a cada 12 sofrem pequenos aneurismas cerebrais.
Fonte: Daily Mail
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba as últimas novidades:

Twitter
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba novidades:

MAIS LIDAS