TechMestre - Tecnologia sob medida
TechMestre >>
Outros (Internet)
>>
Li-Fi: tecnologia pretende usar luz para substituir Wi-Fi
Imagem para Li-Fi: tecnologia pretende usar luz para substituir Wi-Fi

Li-Fi: tecnologia pretende usar luz para substituir Wi-Fi


01/02/2013 18h58

Pesquisadores estão trabalhando em uma nova tecnologia para substituir o Wi-Fi. A novidade usaria a luz para a transmissão de dados.

Eles usaram LEDs mil vezes menores que os de um milímetro, garantindo um avanço significativo nos estudos. As micro lâmpadas podem piscar em uma frequência mil vezes maior que outros LEDs, além de ocupar um espaço muito menor.

A eficiência desses componentes é tamanha que um chip de luz com os microLEDs pode ser um milhão de vezes mais potente que um chip feito com lâmpadas de LED de um milímetro.

Com os avanços da pesquisa liderada pelo professor Martin Dawnson fizeram com que a nova tecnologia ganhasse força, a qual foi batizada de Li-Fi. O “Li” se refere a primeira sílaba da palavra “Light” (“luz” em português), assim como o Wi-Fi, que traz o “Wi” proveniente de “Wireless” (“sem fio” em português).

O microLED ainda evita o incômodo nos olhos humanos, já que eles não podem captar a velocidade com que as lâmpadas piscam. Resta aguardar a chegada da novidade no mercado para comprovar sua prometida eficiência.




Fonte: Inovação Tecnológica
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba as últimas novidades:

Twitter
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba novidades:

MAIS LIDAS