TechMestre - Tecnologia sob medida
TechMestre >>
Roteadores
>>
Mais de 4,5 milhões de modems brasileiros são invadidos por ataques hackers
Imagem para Mais de 4,5 milhões de modems brasileiros são invadidos por ataques hackers

Mais de 4,5 milhões de modems brasileiros são invadidos por ataques hackers


03/10/2012 15h39

Um ataque silencioso e de proporções enormes foi promovido por hackers em modens DSL do Brasil. A ação atingiu cerca de 4,5 milhões de dispositivos até março deste ano.

As informações vieram a público através de uma postagem realizada pelo blog oficial da Kaspersky, afirmando que os malfeitores se aproveitam de vulnerabilidades antigas do sistema desde 2011. Os hackers abre espaços através de uma falha de fimware de um chipset da Broadcom, instalando os softwares maliciosos que levam o usuário a sites falsos a fim de coletar informações bancárias e pessoais.

Alguns fabricantes já liberaram atualizações para corrigir a falha. Apesar disso, milhares de modems continuam danificados e propícios a novos ataques. O especialista em segurança dos laboratórios da Kaspersky, Fábio Assolini, acredita que uma combinação de fatores foram causadoras dos ataques. Ele não descarta a omissão dos fabricantes, provedores e do governo, além da falta de conhecimento tecnológico por parte da grande maioria de pessoas que utilizam a internet.

Assolini ainda revelou que os maiores provedores de internet também sofreram com as ações, sendo que em alguns casos a metade dos usuários tiveram o serviço comprometido. Segundo ele, Oi, Telefônica, Net e GVT estão entre as empresas vítimas dos ataques.




Fonte: Exame
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba as últimas novidades:

Twitter
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba novidades: