TechMestre - Tecnologia sob medida
TechMestre >>
Curiosidades
>>
Médicos removem 232 dentes da boca de adolescente na Índia
Imagem para Médicos removem 232 dentes da boca de adolescente na Índia

Médicos removem 232 dentes da boca de adolescente na Índia


24/07/2014 08h18

Adolescente Ashik Gavai foi levado de sua aldeia para hospital Mumabi onde teve 232 dentes removidos de sua boca, número recorde.


Médicos na Índia removeram 232 dentes da boca de um adolescente de 17 anos de idade, em uma operação que durou sete horas.

Ashik Gavai foi levado com um inchaço na mandíbula direita, relatou o médico Dr. Sunanda Dhiware, chefe do departamento dental do JJ Hospital Mumabi.

O adolescente vinha sofrendo por 18 meses e viajou para a cidade, a partir de sua aldeia, depois que os médicos locais não conseguiram identificar a causa do problema. Sua condição foi descrita como muito rara, e se tornou um recorde mundial.

Dhiware disse que Ashik foi diagnosticado com um odontoma complexo, onde um único lote de dentes se forma. Segundo ele é um tipo de tumor benigno. 

Adolescente Ashik Gavai foi levado de sua aldeia para hospital Mumabi onde teve 232 dentes removidos de sua boca, número recorde de extração no mundo.

"No começo nós não podíamos cortá-lo, então tive que usar o cinzel e martelo básico para tirá-los. Uma vez que o abri, os dentes pequenos começaram a sair, um por um. Eles eram realmente como pequenas pérolas brancas. Mas, então, comecei a ficar cansado. Contamos 232 dentes" acrescentou.

A cirurgia, realizada na segunda-feira, envolveu dois cirurgiões e dois assistentes. Ashik agora tem 28 dentes.

Descrevendo o caso de Ashik como "muito raro", Dr. Dhiware disse: "não vi nada como isso antes na minha carreira de 30 anos". Mesmo assim ele disse que estava "emocionado ao receber um caso tão prazeroso."

Um máximo de 37 dentes foram extraídos antes de alguém, mas no caso de Ashik, o tumor foi encontrado no fundo da mandíbula inferior e tinha centenas de dentes.

O pai de Ashik, Suresh Gavai, disse que seu filho se queixou de dor intensa há um mês. "Eu estava preocupado que ele pudesse vir a ter câncer, então eu o trouxe para Mumbai", disse ele.
Fonte: BBC
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba as últimas novidades:

Twitter
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba novidades:

MAIS LIDAS