TechMestre - Tecnologia sob medida
TechMestre >>
Programas p/ Internet
>>
Mozilla Firefox 14 é lançado com gerenciamento dos complementos e melhoria na segurança de pesquisas.
Imagem para Mozilla Firefox 14 é lançado com gerenciamento dos complementos e melhoria na segurança de pesquisas.

Mozilla Firefox 14 é lançado com gerenciamento dos complementos e melhoria na segurança de pesquisas.


17/07/2012 17h53 - Atualizado em 17/07/2012 17h56

A nova versão do navegador da Mozilla traz diversas novidades. Além de melhorias para usuários do Mac OS X Lion, a novidade trouxe mais segurança integrada ao buscador da Google, mecanismo para definir quando os complementos instalados devem começar a funcionar e sincronização das atualizações do browser entre as versões para computadores e dispositivos móveis.

Clique aqui para baixar o Firefox 14.

Algumas características foram mantidas. Dentre elas pode-se citar inicialmente a reformulação da tela inicial, a qual traz, por padrão atalhos para os principais recursos do browser, como favoritos, histórico de navegação, complementos instalados, downloads, sincronização de preferências e opções gerais do programa.




A “Nova Aba” recebeu um mecanismo similar ao Speed Dial do Opera e “Nova Guia” do Google Chrome. Dessa forma, miniaturas dos sites mais visitados por você aparecem sempre que você abrir uma nova aba, sendo possível colocar alguns dos thumbnails permanentes na nova função.

Um método simplificado para a restauração da última sessão também foi introduzido, sendo possível fechar o navegador com várias abas abertas e reabrir as mesmas automaticamente com apenas um botão. Selecionando o mecanismo “Restaurar sessão anterior” você poderá visitar os sites que estavam ativos em sua última navegação, um recurso a mais do que apenas a necessidade por falta de energia ou travamento do sistema operacional.

Também é possível reiniciar as configurações padrão do aplicativo utilizando apenas um botão. Basta digitar “about:support” (sem as aspas) na barra de endereço e clicar no botão “Restaurar Firefox”. Suporte para o protocolo SPDY habilitado e execução experimental de elementos ECMAScript 6 Map também são novidades na parte das funcionalidades.

Para os desenvolvedores é possível utilizar o navegador sem a necessidade do complemento Firebug, o qual possibilitava a identificação e eliminação de erros de programação ou edição. Com o Firefox é possível monitorar o SCC, HTML e JavaScript em qualquer página da internet.




A integração com a engine 3D do navegador é o maior diferencial dos recursos para desenvolvedores, o qual permite a visualização por camadas das páginas exploradas com uma perspectiva tridimensional. 

Novidades da nova versão


A sincronização das atualizações, tanto do navegador para computadores quanto para dispositivos móveis (tablets e smartphones) é a primeira novidade notável do Firefox 14.

A Mozilla trabalhou também no suporte para conexões baseadas no protocolo SSL (Secure Socket Layer) para o serviço de buscas da Google. Dessa forma o usuário terá mais privacidade e segurança enquanto realiza pesquisas pela gigante de Mountain View. 

A possibilidade de gerenciamento do funcionamento dos complementos do navegador também é algo que pode agradar os usuários, sendo possível determinar quando as extensões instaladas devem começar a funcionar. Dessa forma o consumo desnecessário de memória não acontecerá, melhorando o desempenho do computador.




Para ativar a novidade é necessário digitar na barra de endereços do navegador o text “about:config” (sem aspas), aceitando as advertências apresentadas sobre os riscos do recurso. Em seguida basta encontrar a entrada “plug-ins.click_to_play” (sem aspas) e altere de “False” para “True” com um duplo clique sobre ela. Feito isso, reinicie o navegador para as configurações serem ativadas.

A última novidade traz uma boa notícia para usuários do Mac OS X Lion. Agora o modo tela cheia está disponível, o que é de grande utilidade para navegação em um MacBook, por exemplo. A versão ainda traz a função autocompletar na barra de endereços para o SO da Apple.
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba as últimas novidades:

Twitter
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba novidades:

MAIS LIDAS