TechMestre - Tecnologia sob medida
TechMestre >>
Segurança
>>
O que é Quarentena?
Imagem para O que é Quarentena?

O que é Quarentena?


21/09/2012 13h01 - Atualizado em 28/09/2012 19h59

Muitas pessoas utilizam antivírus de diversos desenvolvedores, mas na hora em que uma ação é solicitada pelo software para garantir a segurança e integridade da máquina as dúvidas aparecem. Uma dessas dúvidas é o pedido que o aplicativo protetor contra malwares e vírus diversos faz, desejando saber se gostaríamos de mover o arquivo teoricamente infectado para Quarentena. Mas você já se perguntou o que significa isso?

Se analisarmos ao pé da letra, quarentena significa uma reclusão de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, contando a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou da data em que esse indivíduo sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção. Isso acaba tendo uma alusão ao antivírus do computador, que retira o arquivo “contaminado” para que este não possa danificar o PC.

A quarentena de um antivírus trabalha como se fosse um isolador, uma espécie de prisão para o arquivo que esteja infectado. Este fica então impossibilitado de promover qualquer epidemia dentro da máquina, garantindo segurança.




Por quanto tempo os arquivos ficam em quarentena?

Os arquivos movidos para esse modo ficam nele até que o antivírus encontre uma vacina para remover o malware e assim restaurar o arquivo sem danificá-lo ou perde-lo, embora, algumas vezes, ele possa eliminar o item contaminado se julgar desnecessário e de pouca importância.

Devo usar o modo quarentena?

O mais adequado nesses casos é enviar o arquivo para o modo quarentena, pois dessa maneira seu computador estará sempre seguro e você não correrá o risco de perder os dados salvos em dispositivos móveis ou mesmo dentro do disco rígido do seu computador.

Fonte: Wikipédia
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba as últimas novidades:

Twitter
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba novidades:

MAIS LIDAS