TechMestre - Tecnologia sob medida
TechMestre >>
Xbox
>>
Xbox One - detalhes e lançamento
Imagem para Xbox One - detalhes e lançamento

Xbox One - detalhes e lançamento


21/05/2013 17h40 - Atualizado em 21/05/2013 20h20

Confira um apanhado geral do novo console da Microsoft.


Durante o anúncio do Xbox One, a Microsoft revelou detalhes específicos sobre o novo console, controle e Kinect. O TechMestre preparou um conteúdo completo, falando sobre cada uma das características presentes nos equipamentos.

Confira a galeria de imagens do Xbox One

Design


Ao contrário da Sony, que até o momento não apresentou publicamente o visual do PlayStation 4, a Microsoft não enrolou muito os presentes e internautas que acompanhavam o evento. Logo no início da apresentação o nome (Xbox One) e o visual do novo equipamento foram revelados.

O console, no entanto, já recebeu algumas críticas por conta do tamanho. Mesmo assim, o design trouxe traços simples mas sem perder a essência das versões anteriores. O estilo está mais quadrado, sem linhas curvilíneas quanto os demais modelos.


Hardware


A companhia utilizou o evento para detalhar diversas funções. Os componentes de hardware, no entanto, acabaram recebendo pouca atenção e informações específicas.

Mesmo assim, a empresa revelou que o console contará com processador octa-core, conexão USB 3.0, Blu-ray, Wi-Fi, 8 GB de memória RAM, 500 GB de armazenamento interno e entrada e saída HDMI. 


Integração e periféricos


Um dos principais assuntos tratados durante a apresentação foi a integração do console com os aparelhos presentes nas salas dos usuários. O principal objetivo é fazer do Xbox One uma verdadeira central de entretenimento.

Isso significa que o aparelho será capaz de realizar comandos por voz mesmo que para controlar a TV. Dessa forma, basta conversar com o Xbox One para que ele ligue o televisor, troque de canal, mostre a programação de outras emissoras entre outras funções.


Kinect


Como não poderia deixar de ser, o Kinect recebeu atenção especial pela Microsoft. O dispositivo agora está mais preciso, reconhecendo movimentos mais delicados e sendo capaz inclusive de sentir os batimentos cardíacos dos jogadores. Os comandos por gestos também foram melhorados, garantindo um controle ainda maior durante as interações.


Controle


O controle do Xbox One pode ser considerado um dos equipamentos que recebeu um maior número de mudanças. Ao todo foram 40 inovações, as quais garantem maior ergonomia, reformulação em botões e melhoria visual.

Entre as novidades estão a ausências das pilhas, sendo agora possível se divertir de modo sem fio por meio de alimentação à bateria. Além disso, há a possibilidade de utilizar o aplicativo SmartGlass, o qual é voltado para tablets e smartphones. Entre suas funções está a possibilidade de utilizar os displays destes gadgets como uma segunda tela para determinados jogos.


Nuvem


A Microsoft anunciou que contará com 300 mil servidores dedicados ao Xbox One. Segundo a companhia, existem atualmente 15 mil deles disponíveis, e a expectativa é de que o número seja alcançado até o final deste ano.

Com isso os gamers poderão ficar tranquilos para gravarem o progresso de seus jogos. A expectativa é de que o sistema seja melhorado principalmente em termos de velocidade de navegação. Além disso, será possível criar um canal com tudo o que preferir, como jogos baixados na Live, canais de TV, discos, músicas, seriados e claro, progressos nos games.

Softwares


O Xbox One conta com três sistemas operacionais que trabalharão juntos. Trata-se do XboxOS, Kernel do Windows 8 e um terceiro sistema que integra os dois primeiros.

A intenção da fabricante com isso é inserir novas possibilidades aos jogadores, permitindo que naveguem pela internet por meio do Internet Explorer, assistam filmes com o Netflix, entre várias outros recursos. Será possível, inclusive, que uma pessoa assista a um seriado enquanto outra divide a tela da TV para navegar pela internet.

Games


Durante o evento, vários jogos foram apresentados, os quais serão encontrados em versões exclusivas para o console. FIFA 14, por exemplo, foi anunciado pela Electronic Arts. Forza Motorsport 5, Call of Duty: Ghosts e Quantum Break também tiveram suas demos divulgadas.


Compatibilidade dos jogos


Dentre todas as características favoráveis, uma delas não foi recebida com tanto entusiasmo. Por conta de um sistema com arquitetura diferenciada, os títulos do Xbox 360 não serão compatíveis com o Xbox One.

Outro má notícia é em relação aos games que não serão aceitos em mais de um console, exceto se o usuário pagar uma taxa extra para que isso seja possível. O valor não foi revelado.

Vale ressaltar que o disco não é necessário para rodar o game. Após inserido no console, ele instala o jogo e o ativa. Por esta razão, os games ficam presos a apenas este dispositivo, já que, pelo fato de o disco não ser mais necessário para rodar os jogos, poderia ser emprestado para outros donos de consoles.

Lançamento e preço


Como já era imaginado, a Microsoft não revelou a data de lançamento e preço do Xbox One. Mesmo assim, a empresa se pronunciou dizendo que o lançamento ocorre ainda em 2013 e que novidades surgirão durante a E3 deste ano. É bem provável que informações mais específicas sejam apresentadas na feira, a qual se inicia no dia 10 de junho. O TechMestre ficará atento e traz todos esses detalhes em breve.
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba as últimas novidades:

Twitter
Cadastre seu email e receba novidades!

Cadastre seu email e receba novidades:

MAIS LIDAS